Realizou-se em Penacova neste passado fim de semana, dia 21 de março de 2015, a 1ª edição do OPEN de PENACOVA, organizado pelo Clube de Karate Penacova do Treinador da APKS, Carlos Marques, numa iniciativa conjunta entre a Associação Portuguesa de Karate Shukokai e a Federação Nacional de Karate - Portugal.
Foi a primeira vez que um Clube da APKS organizou um evento inter-estilos e, desta feita, com grande sucesso, como foi visível pela elevada adesão de participantes de todos os estilos e de todo o país, assim como pelo excelente nível competitivo.
O Shukokai Karate Santa Clara também se fez representar com 3 dos seus atletas numa competição que apenas acolheu a prova de Kumite: Diogo Bastos, Rafael Martins e Gonçalo Isidoro.
O Diogo Bastos (Kumite Sénior -75Kg) não conseguiu levar de vencida o seu adversário, um competidor muito experiente e um dos mais consagrados a nível nacional no seu escalão, mas mesmo assim debateu-se de forma aguerrida, procurando sempre pontuar e tomando muita iniciativa ao longo de todo o combate.
O Gonçalo Isidoro, também no escalão de Kumite -75Kg acabou desclassificado após uma lesão em que não conseguiu recuperar na linha dentro dos 10 segundos regulamentares. O seu adversário recebeu uma penalização (KEIKOKU) mas saiu favorecido pela não recuperação do atleta do SKSC.
O Rafael Martins obteve um magnífico 3º lugar na prova de Kumite + 75Kg após uma série de combates muito disputados, perdendo apenas no acesso à final por HANTEI (decisão) num combate emocionante até ao último segundo que terminou empatado por 11-11. Na decisão arbitral, o Rafael perdeu pela margem mínima (2-3), tendo sido repescado para disputar e conquistar o 3º lugar de forma fácil.
Os atletas do Shukokai Karate Santa Clara estão todos de parabéns pela sua magnífica prestação e participação, dignificando a freguesia de Santa Clara, contado com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas e do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro.
O Shukokai Karate Santa Clara continua a prática regular dos seus treinos no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Silva Gaio desde dezembro de 2014, após 8 épocas no Clube de Futebol Santa Clara sob a Direção do Coronel Álvaro Seco.
A Direção daquele Clube prejudicou de forma marcante este grupo de jovens praticantes de KARATE, através de decisões e iniciativas que tiveram como fim servir os interesses de vaidade e protagonismo de dirigentes sem visão e que têm perpetuado uma gestão obtusa e de oportunismo numa Coletividade que deveria ter como essência e propósito, o servir da comunidade e agregar interesses comuns de saúde, desporto e bem estar.
Apesar de tudo, o Shukokai Karate Santa Clara continua a lutar por um "lugar ao sol" e por condições de espaço e apoios que permitam desenvolver e fazer crescer a modalidade.
"O Combate ainda agora começou!"
OSS!